quinta-feira, 25 de junho de 2015

Cursos de trading esportivo: Valem a pena?

Vejo que muita gente tem acessado este blog, e isto realmente é surpreendente para mim. Como já disse anteriormente, criei este blog em 2013, apenas por motivação pessoal, quando resolvi fazer o desafio de partir de 50,00 Euros e chegar aos 1000,00 Euros de banca, o que consegui em cerca de um mês apenas. Acreditava que levaria muito mais tempo, pois representaria um lucro de 1900% sobre a banca inicial. Minha ideia inicial era encerrar o blog quando a meta fosse atingida.

Pelo número de pessoas acessando o blog, o mantive no ar. Hoje resolvi escrever este post, abordando algo que muita gente pergunta: Vale a pena pagar por um curso de trading? Que curso eu indicaria?, etc.

Vou iniciar respondendo de imediato: Não, não acho que valha a pena! Pelo menos não os cursos mais conhecidos e comentados por aí, aqueles que tem um grande marketing na web. O que eles tem em comum? São muito caros!

Sei que o curso de trading mais conhecido no Brasil custa cerca de R$1000,00. Tive acesso ao conteúdo desse curso por meio de um amigo. O que achei dele? Nada, absolutamente nada de novo! Conteúdo básico, incompleto, didática ruim, e por aí vai...
Tudo que este curso possui, e muito mais, qualquer um de vocês podem conseguir utilizando ferramentas de busca na web.

Existem milhares de cursos na web, nas mais variadas áreas. Muitos deles realmente são excelentes, e valem a pena. Não acho que seja o caso dos cursos de trading esportivo.

Volto a destacar algo que já disse, inclusive respondendo a alguns comentários: O trading não é uma ciência exata! É óbvio que é importante que, antes de tudo, você conheça bem como tudo funciona, a parte teórica, técnicas mais conhecidas, etc. Mas ninguém tem o "poder" de ensinar a uma pessoa como ter lucro a longo prazo, a ponto de ganhar a vida com o trading. Ter ou não sucesso nessa atividade é algo muito pessoal. A grande maioria das pessoas, por mais que estudem e conheçam toda a teoria, não conseguirão lucros constantes.

Posso dizer que é preciso ter um talento natural para o trading. Fazendo uma analogia com o futebol: Vale o mesmo para os grandes jogadores, como Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar. É importantíssimo que eles treinem com muito afinco, mas por mais que treinem, se não tivessem nascido com um talento natural, não chegariam ao nível que tem hoje.

Vocês podem ter a certeza de que os autores destes cursos mais conhecidos estão muito ricos! Mas não estão ricos pelo trading, e sim pelos cursos que vendem, pela propaganda que fazem.  E mais: É muito provável que não sejam tão bons no trading, por isso preferem focar na venda dos cursos.

O que basta para venderem estes cursos, mesmo que sejam inúteis, é ter ótima propaganda! Usam ferramentas de marketing digital para venderem cursos de uma área em que o sucesso é improvável! Mas eles dizem, e tentam convencer vocês que é garantido... Isso é imoral! Na verdade eu deveria usar termos mais fortes, mais vou poupar o leitor.

Muitas das pessoas que buscam cursos de trading querem apenas um lucro extra, mas há também os desesperados, que buscam uma solução para sua vida, para pagar dívidas, etc. E aí aparecem os "espertalhões" (novamente o termo deveria ser outro), para oferecerem seus "maravilhosos cursos de trading esportivo".

Particularmente nunca gastei um centavo com qualquer curso de trading esportivo. Aprendi pesquisando, em diversas fontes, desenvolvendo a minha forma particular de trabalhar.

Enfim, a mensagem que eu quero deixar para vocês, principalmente para os que não estão podendo "rasgar dinheiro": Não gastem seu suado dinheiro com cursos de trading. Toda a teoria vocês podem aprender pesquisando na web. Ter sucesso ou não a longo prazo, vai depender da habilidade de cada um de vocês, do controle emocional, da persistência, dedicação, etc.






23 comentários:

  1. Olá Misael, qual sua sugestão que quantia para uma banca inicial profissional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não sei exatamente o que você quer dizer com "banca profissional". Sugiro sempre começar com o depósito mínimo. Aí com o tempo você vai vendo se tem a capacidade de lucrar com consistência a longo prazo. Isso vai dizer se você pode ou não ser um trader esportivo profissional.

      A partir do momento em que me tornei um trader profissional, passei a iniciar cada mês com uma banca de 200,00 EUR, ou seja, ao final de cada vez, tirava os lucros, e partia novamente de 200,00 EUR. Trabalhei desta forma nos meus doze primeiros meses como profissional.

      Obviamente com a experiência você muda valores e vai aperfeiçoando a gestão de banca.

      Excluir
  2. Olá Misael!

    Ainda não consegui atingir a consistência. Tenho muitos altos e baixos, mas gostaria de saber de ti, como definias o teu ponto de paragem em cada trade? Definias a tua saída por valor (% da stake ou valor fixo) ou por tempo (x minutos ou segundos)?

    Um abraço,

    Norton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O que determina a minha saída de um mercado é o jogo em si. Se acho que vale a pena sair, de acordo com o que estou vendo, saio. Não trabalho com minutos ou % de ganhos/perdas. Não é uma ciência exata, portanto não acho válido aplicar regras deste tipo.

      Excluir
  3. Olá Misael, existe uma outra forme de te acompanhar? Alguma página ou grupo no facebook?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Misael
    Parabéns pelos seus resultados....
    O que foi determinante para vc sair da fase de "even" nem ganha, nem perde, para a fase da consistencia? como funcionou no seu caso?
    Meus Melhores Cumprimentos,
    E muito Greens para vc!
    Robison Nunes
    rnunes.trader@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Diria que não tive a fase do "nem ganha nem perde". Inicialmente li muito sobre trading, depois comecei a simular trades em planilhas. Ao perceber que poderia ser bem sucedido, depositei o valor mínimo na Betfair, e a partir daí fui crescendo e me desenvolvendo como profissional.

      Excluir
  5. No inicio do teu desafio, trabalhavas o jogo todo
    ou entravas apenas em momentos específicos? Gostaria de
    saber se fazias apenas trading puro, conforme os acontecimentos do jogo
    e se esse trading era ganhado poucos tiks de cada vez
    ou se mantinhas a posição aberta mais tempo para
    ganhar mais tiks mesmo arriscando um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Aplicava as duas abordagens. Algumas vezes vale a pena se expor por mais tempo para lucrar mais, outras vezes não. Tudo depende de cada partida, do momento específico.

      Excluir
  6. Caro Misael, bom dia.

    Muito trabalho por aí? pelo visto sim, que bom.
    Fico feliz por você. Uma coisa que verifiquei é que
    não puseste nenhum red durante o teu desafio inicial.
    Provavelmente deves ter tido algum, por melhor que
    tenha sido a tua análise. A título de curiosidade,
    lembras do teu primeiro red durante o teu desafio de
    chegar aos 1000, qual foi o valor? E nesse caso assumiste
    a perda distribuindo o prejuízo, deixaste correr até
    o final da partida ou tentou recuperar no mesmo jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sem dúvida, trabalhando muito por aqui! Se verificar nos posts, vai ver que foram poucos prints, até porque o desafio durou muito menos tempo do que achei que fosse durar. Acredito que os prints publicados sejam de momentos chave do desafio. Além do mais, não publiquei prints apenas de um mercado específico, como fazem alguns por aí, tentando iludir as pessoas... Todos meus prints foram de ganhos e perdas diários. Claro que tive alguns reds em determinados mercados, mas não vou lembrar especificamente de nenhum, afinal já faz bastante tempo. A abordagem que se tem em cada mercado depende da partida em si, às vezes vale a pena assumir prejuízos, em outras pode se manter a convicção inicial e deixar até que o mercado esteja a nosso favor, ou mesmo até o final.

      Excluir
  7. Olá Misael, tudo bem?!
    Parabéns pelas informações, quase que comprava um curso desses de alto marketing, e me veio em mente pesquisar um pouco mais a respeito antes de ter esse gasto de R$ 1.000,00, graça a você e outros traders profissionais polpei meu dinheiro e estou buscando aprender e ler bastante, mais confesso que estou tendo muitas dificuldades em obter informações consistentes de como realmente iniciar, quais as melhores estratégias para ir aos poucos subindo o nível. Você pode indicar sites, livros que possam mostrar um pouco a base que me dê uma certa segurança em iniciar a ser um trader.

    Forte Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Aqui tem um livro gratuito, bom material para iniciantes: http://picksdazer.com/ebook-trading-em-futebol-for-dummies/

      E aqui um fórum: https://www.academiadasapostasbrasil.com/forum

      Excluir
  8. Cara, realmente vc está de parabéns!!!

    Eu descobri o que realmente é o trading esportivo tem um pouco mais de 24hs (eu sabia que mta gente, principalmente os ingleses apostam em qualquer coisa que possível rs, e já vi o comercial do bet365 na ESPN mas não tinha certeza do realmente se tratava) abri por coincidência um vídeo no you tube de um trader e resolvi assistir..parei e pensei porque não pesquisar um pouco mais sobre isso na internet ??e em algumas horas de pesquisa me deparo com uma enxurrada de nego esperto querendo vender o "segredo do sucesso" (Juliano fontes, entre outros) enfim cada acredita no que quiser né, porque eu também compartilho da ideia de que nada cai do céu e que se a pessoas tiverem determinação e foco além de uma pitada de sorte tudo pode acontecer sem precisar dar dinheiro pra pessoas mal intencionadas...que bom poder saber de cases de sucesso como o seu, isso realmente da força e inspiração.
    Um grande abraço, continue assim e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, sou fã dos canais ESPN, eles realmente fazem um jornalismo esportivo diferenciado!

      Quanto ao curso, claro que pode ajudar quem está começando. Porém, são informações que qualquer um pode conseguir gratuitamente pesquisando pela web. Assim achei que deveria publicar o post como uma espécie de alerta. Entendo que não se pode iludir ninguém vendendo algo afirmando ser a garantia do sucesso, quando, especificamente no trading, a abordagem é muito individual, e como se sabe, a maioria das pessoas perde dinheiro a longo prazo.

      Estude bastante antes de começar, e tenha muita calma. Abraço.

      Excluir
  9. Olá Misael, parabéns pela inciativa e pela franqueza em que você expõe o assunto.
    Eu me interessei bastante no assunto e gostaria que você me indicasse algum site ou apostila ou qualquer coisa do gênero, para que eu possa aprender os primeiros passos.
    um abraço. martins550@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Aqui tem um livro gratuito, bom material para iniciantes: http://picksdazer.com/ebook-trading-em-futebol-for-dummies/

      E aqui um fórum: https://www.academiadasapostasbrasil.com/forum

      No mais e só usar o Google. Tem muito material gratuito por aí.

      Excluir
  10. Olá Misael, gostaria de uma opinião sua: Em fevereiro (minhas férias do trabalho) decidi me dedicar ao trading em tempo integral e estou tendo ótimos resultados. Iniciei com uma banca de 110,00 euros (30/01 até 16/02) e minha banca atual é de 1.213,36 euros. Pode parecer falso, mas tenho uma certa experiência, tipo já quebrei 5 bancas e nunca tinha atingido nem 1/3 do que consegui dessa vez.

    Como vc já tinha mencionado, paciência e disciplina são os pilares mais importantes do trading. Então, eu estava pensando em não retornar ao emprego e me dedicar ao trading, qual a sua opinião? Quando e como foi para você decidir isso para si? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Essa é uma pergunta que só você pode responder. No meu caso, inicialmente apenas simulava os trades numa planilha. Quando percebi que era bom, fiz o depósito mínimo, e desde então tenho tido sucesso. Felizmente nunca quebrei banca. Como você diz que já quebrou 5 vezes, precisa ter um pouco mais de cuidado. Pense bem! Verifique sua situação. Você possui algum dinheiro guardado para emergências? Acha que conseguiria se recolocar no mercado de trabalho usual com tranquilidade caso o trading não dê certo a longo prazo? Se achar que está preparada, vá em frente! Sucesso!

      Excluir
    2. Olá Nara, Acho que estou no mesmo estágio que você. Me manda um e-mail, vamos trocar algumas informações. bigbruno100@gmail.com Misael, parabéns pelo blog e pelo trabalho.

      Excluir
  11. Boa tarde, Misael.
    Estou também trilhando esse mercado tão rentável do trading esportivo. Fiquei com uma pulga atrás da orelha:
    Você investe em diversos jogos por dia (mais de 5). Pelo seu desafio tinha dias que trabalhava em 10 jogos para mais. Continua dessa maneira ou começou a ser mais seletivo, trabalhar o jogo inteiro...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obviamente trabalhar com uma banca pequena é muito mais fácil, te permite entrar em qualquer mercado. Com o tempo, selecionar é uma necessidade, mas isso não necessariamente significa trabalhar a partida inteira.

      Excluir