quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Um ano como trader profissional




Após cumprir o desafio inicial que era ir de 50,00 EUR a 1000,00 EUR em apenas 34 dias, iniciei minha carreira como trader profissional na bolsa esportiva Betfair. No último mês de julho completei meu primeiro ano dedicando-me em tempo integral ao trading. 

Felizmente foi um ano em que, assim como no desafio inicial que coloquei neste blog, superei minhas expectativas. Foi um ano de muito trabalho, certamente muito mais tempo dedicado ao trading do que dedicava ao meu antigo trabalho, onde minha jornada era de 40h semanais. Trabalhava cinco dias por semana, folgando sábados e domingos. Atualmente tenho trabalhado seis dias por semana, e normalmente procuro folgar às segundas-feiras. 

Obviamente há um motivo para isso: Nos finais de semanas temos muito mais jogos, e por consequência, temos mais possibilidades de escolhas, chances de encontrar jogos e mercados com valor. Não é raro que numa semana obtenha mais lucro nos sábados e domingos do que nos outros quatro dias nos quais trabalho (terças à sextas-feiras). Entre planejamento, estudo e trading efetivo nos jogos, trabalho cerca de 12h por dia. 

Portanto, basta fazer as contas, para perceber que dedico cerca de 72h semanais ao trading. Quase o dobro do que numa jornada normal da maioria das empresas, que é de 40h, ou às vezes 44h. Trabalho muito porque gosto do que faço, e sei que só por isso consigo trabalhar tanto. Não precisaria. Já tenho bons lucros, poderia abrir mão de trabalhar nos fins de semana, que ainda assim teria lucros maiores do que no meu antigo trabalho. 

Este cenário deixa claro que é preciso muita dedicação para se ter sucesso. E é assim em qualquer trabalho. E obviamente, quando você é seu próprio patrão, é preciso também ter muita disciplina. Eu sempre fui disciplinado e tinha certeza que não teria problemas com isso. Mas sei que muita gente não o é. Em especial pessoas que procuram alternativas para ganhar dinheiro por conta própria, principalmente na internet. Sei que muitos procuram o milagre de ganhar muito trabalhando pouco. 
Tenham certeza de que isso não existe. Pelo menos é assim se você fizer as coisas da forma honesta, e não acreditar em golpes como esquemas de pirâmides, vender produtos que não existem, ou outras bizarrices que se vê aos montes na internet. Se você quer ser um trader profissional, tenha em mente que precisará trabalhar muito. 

Ainda quando à disciplina, gostaria de falar de outro aspecto, além da carga de trabalho, que são as férias. Como sou meu próprio patrão, eu mesmo estabeleço minhas férias. Neste primeiro ano, tirei apenas duas semanas de férias no verão, e depois durante a Copa do mundo também não trabalhei. Era um período de poucos jogos, portanto não havia muita possibilidade de escolha, e também sempre considerei que trabalhar com seleções é mais complicado. E principalmente, por ser uma Copa do Mundo, e sediada no meu país, queria me divertir, assistir os jogos como um simples torcedor, um amante do futebol. Felizmente, além de ver pela televisão, pude assistir algumas partidas in loco.

Sobre lucros e gestão de banca, desde que iniciei como trader profissional, sempre tive metas estabelecidas, ou seja "Quero lucrar X por mês". Alguns acham que não se deve fazer isso. Eu, no entanto considero minha abordagem correta. Se este é meu trabalho, tenho que ganhar X por mês para poder viver, pagar minhas contas, etc. 

Estabeleci um valor como meta de lucro mensal. Iniciava sempre com uma banca de mesmo valor, e tinha uma meta de banca a atingir até o final de cada mês. Obviamente esta meta era maior do que o salário que recebia em meu antigo trabalho, afinal, deve-se ter em mente que, ao ser seu próprio patrão, você terá gastos extras. Provavelmente você desejará ter um plano de saúde, e precisará também guardar dinheiro para a sua aposentadoria. Sim, como qualquer um, eu certamente penso em me aposentar um dia.
Sobre os valores a investir em cada mercado, não utilizo regra de percentual máximo, como alguns pregam. Por exemplo: Investir no máximo 5% da banca. No meu caso posso investir percentuais maiores sem problemas, dependendo do custo-benefício que considerar em cada mercado. Entretanto considero que a abordagem do percentual pode ser importante, principalmente para aqueles que ainda agem mais com a emoção do que com a razão, um grande erro para qualquer trader. Também não costumo deixar mais do que 4000,00 EUR ou 5000,00 EUR na minha banca.

Já tendo iniciado meu segundo ano como trader profissional, continuo melhorando e tendo ganhos consideravelmente maiores do que esperava num primeiro momento. Não gosto de falar de valores, mas apenas para comprovar alguns pontos que coloquei acima, e de que estou no caminho certo, seguem os lucros obtidos nos últimos dois meses.

Como veem, convertendo para BRL (moeda brasileira), na cotação atual do Euro foram cerca de R$35000,00 em dois meses.

23 comentários:

  1. Ola não acompanhei sua trajetória do começo mas li toda ela como se eu estivesse acompanhando.
    Eu não tive muita sorte ainda, só prejuízo acho que por falta de disciplina e não sair nos momentos certo e deixar ate o fim para ganhar mais, acho que esse é um grande erro.
    Mas não desistirei...
    Você fez algum curso como esses que estão sendo vendido na net como o do Juliano Fontes.... Como aprendeu tudo isso? Você não pode dar uma dicas de como analisar um jogo?
    Parabéns pelos seus resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não fiz curso nenhum. Desconfio de pessoas que passam seu tempo a tentar vender cursos. Se fossem bons mesmo, gastariam esse tempo no trading, não acha? Não quero generalizar, certamente há exceções, mas vejo muita gente a dizer obviedades em vídeos no Youtube, mostrar que ganham "x" em tal mercado, tentando vender seu peixe... O importante é ganhar a longo prazo, ter lucro ao final de cada mês.

      Li bastante material sobre trading antes de começar. Usei o Google para isso. Não gastei nenhum centavo. Ademais, não acho que existam regras para se ter sucesso. Cada trader tem suas estratégias e analisa o mercado de forma diferente. No final, tudo é questão de tomar a decisão correta na hora certa.

      A questão de analisar jogos é simples. As odds representam probabilidades, se você acha que aquelas probabilidades oferecidas estão incorretas, há valor no mercado. Acho que a maior dificuldade em geral não é saber analisar os jogos, e sim manter o equilíbrio emocional. Esse ponto sim é chave para se ter sucesso ou não no trading.

      Excluir
  2. Cara,

    Parabéns pelos resultados e por ter alcançado teus objetivos!

    Conheci o trading esportivo a pouquíssimo tempo e fiquei encantado com a atividade, as possibilidades são enormes e é uma atividade gostosa de fazer por vários motivos.

    Por consciência eu salvei teu blog aqui nos favoritos para ler toda sua trajetória, mesmo acreditando que você não atualizaria mais...

    Aproveitando que voltou, qual estratégia você usou lá no comecinho, para ganhar pouco, mas de forma segura...no volume?

    Eu acredito que isso é o ideal pro inicio, mas tenho cometido umas cagadas que saem caro :(

    Fase de aprendizado, né? Espero não quebrar a banca antes de aprender! rs
    Forte abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Criei este blog para mim mesmo, a fim de me motivar no desafio de partir de 50,00 EUR e chegar aos 1000,00 EUR. Há dois ou três meses atrás lembrei do blog e me assustei com a quantidade de acessos quando fui ver as estatísticas. Não esperava que tanta gente se interessasse pelo assunto.
      Então achei que depois de completar o primeiro ano como profissional, deveria dar alguma satisfação para essas pessoas. Por isso fiz este post.

      Sobre estratégias, como disse em outra resposta, não acho que haja fórmulas garantidas de sucesso. Cada trader tem suas estratégias. É importante saber fazer a relação entre o que mostra a partida e o que diz o mercado. E principalmente é necessário ter controle emocional.
      No desafio de chegar dos 50,00 EUR aos 1000,00 EUR trabalhei em muitos mercados, e me contentava em ganhar pouco, mas ganhar quase sempre. Certamente, se não tivesse controle emocional, não daria certo. É preciso saber fechar uma aposta, e não se ficar pensando em ganhar muito de uma só vez.

      Excluir
  3. Primeiramente parabéns pela determinação e pelo sucesso!!

    Estou há duas semanas pesquisando e estudando sobre trader esportivo e só hoje lendo seu blog pude encontrar alguém que me passou credibilidade.
    Em seus posts vi muita sinceridade mostrando que não tão fácil como muitos dizem e que é preciso muito estudo para obter bons resultados.
    Assim como muitos eu gostaria de ganhar uma renda extra como trader esportivo mas ainda estou com muitas dúvidas e muito medo.
    Nesses dias de pesquisas encontrei muitos cursos que dizem ensinar o caminho das pedras, você acha interessante a compra de um curso para se ter um norte no início e não correr riscos tentando caminhar sozinho?

    Muito Obrigado por dividir sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Agradeço pelo comentário.

      Acho que há muito material gratuito disponível na internet. Como coloquei em outra resposta, no meu caso não fiz curso algum, portanto não tenho como indicar. O risco sempre vai haver, é inerente a essa profissão. Todos ganhamos e perdemos. O que diferencia os bons dos demais é a capacidade de lucrar a longo prazo, ou seja, ganhar mais do que perder.

      Aconselho que você abra a conta e deposite o valor mínimo. Se achar melhor, estabeleça um valor máximo de stake, de acordo com o que tiver de banca. Se você conseguir lucrar com € 20,00 de banca, no futuro também conseguirá lucrar com € 2000,00. Já se perder dinheiro com €20,00, também perderia com uma banca maior. Só que de início, logicamente, é muito mais fácil errar. Então, se for para quebrar a banca, que seja com €20,00 e não com €2000,00. A maioria dos traders profissionais quebrou a banca duas ou três vezes antes de conseguir lucros consistentes. Felizmente não foi o meu caso, mas sei que sou uma exceção.

      Excluir
  4. Boa noite Misael!

    Primeiramente é um prazer entrar em contato com alguém que verdadeiramente tem muito sucesso fazendo trading. Queria te dar os parabéns pelo teu registro e por toda a tua trajetória até aqui. Tenho acompanhado teu blog desde o ano passado, e até tentei me inspirar nele, porém (por imperícia minha) não tive sucesso...

    Sou funcionario público, tenho filho pequeno e trabalho nisso quando o tempo permite, ou seja, algumas horas durante a semana no período entre as 18:00 e 22:00 hrs. Por esse motivo, costumo trabalhar mais jogos de campeonatos sulamericanos, brasileiro a e b, libertadores, etc. Já ando fazendo trading há algum tempo, mas ainda não consegui obter a tão sonhada consistência...

    Também sou brasileiro (não desisto nunca...rsrs) e digo que tú és dos poucos brasileiros que fazem isso, e dos que fazem tu és o que conheço que tem mais sucesso...

    Tenho algumas perguntas para te fazer, sinta-se a vontade para responder ou não, o que não responderes eu entenderei ok... como diria jack, vamos por partes,,,

    1 - De que estado és? (Eu sou de Santa Catarina)

    2 - Que tipo de software utilizas (geeks toy, betangel, traderline, etc)?

    3 - Costumas acompanhar a transmissão de todos os jogos em que fazes trading, ou para alguns basta apenas acompanhar os lances do jogo por feed?

    4 - Trabalhas qualquer jogo? Tens algum mercado de preferencia (under/over, probabilidades, etc) ou trabalhas em qualquer um? Como contarnas o problema da liquidez e do delay?

    5 - Já tinhas experiência em outros mercados anteriormente (mercado financeiro, etc)?

    Desculpe a quantidade de perguntas,,, É que são poucas as oportunidades de entrar em contato com alguém que realmente entende e sabe o que faz... busco apenas um pouco de luz, pois sei que tenho que aprender por mim mesmo... mesmo que o caminho (pelo menos para mim) seja muito dificil.

    Desde já, muito obrigado pela tua atenção...

    Um abraço,

    Norton.

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    1 - Sou gaúcho.

    2 - Na contramão de outros traders, que indicam este ou aquele software, eu não utilizo nenhum. Trabalho diretamente no site. Já testei softwares, mas não achei que me facilitariam para as estratégias que utilizo. Também deve ser questão de costume. Mas enfim, o software para trading que eu aprove ainda não existe.

    3 - Sem dúvida, é essencial assistir as partidas;

    4 - Basicamente trabalho nos 3 principais mercados: Probabilidades, Under/Over e Correct Score. Se você precisa de liquidez, não vai trabalhar na 3ª divisão da Argentina. É simples. Há muitos sites de stream de esporte online. É questão de comparar, para se ter o mínimo delay. Muitas vezes consigo transmissões que estão mais à frente do que os canais da TV que assino.

    5 - Não, nenhuma.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimos textos, muita clareza na maneira como você expõe. Me surgiu uma dúvida: você disse nesta resposta que ver as partidas é essencial, mas me parece salvo engano que nos print screens que vc publicou em outros posts há partidas simultâneas nas quais vc teve lucro. A pergunta: vc consegue acompanhar mais de um jogo ao mesmo tempo ao vivo por stream?

      Excluir
  6. Caro Misael,

    Obrigado pelas respostas, mas podias gravar um video teu fazendo trading ao vivo...brincadeira, hehehe, já ajudaste demais a todos que acompanham teu trabalho através desse blog.

    Confesso que quando vi tua resposta quanto ao software fiquei pasmo... Mas enfim, isso só prova a grande qualidade que tens em análise de jogos... algo que para mim é problemático, porque nas vezes em que julgo que uma equipe esta por cima, vem uma jogoda isolada do time que está pior e sai o gol dessa equipe...

    Só mais uma perguntinha: Quando levas um red num jogo, o que fazes? Abandona o jogo, ou tenta recuperar o red nesse mesmo jogo?

    Mais um vez obrigado pelas respostas e por mostrar a todos que é possivel ter sucesso nesse mundo...

    Abraço,

    Norton.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O trading não é uma ciência exata. Não há regras definidas que levarão a lucros. Fechar ou não uma aposta com prejuízo é decisão baseada em minha análise individual de cada partida. Muitas vezes, se achar conveniente, posso carregar mais dinheiro no time que está em desvantagem, ou fazer lay ao que passou a frente.

      Fechar uma aposta imediatamente, apenas porque ocorreu algo ao contrário do que imaginavas, certamente não é uma atitude inteligente. Se tem alguma dificuldade de lidar com perdas, se ao ver que está temporariamente em red te desespera, pode ser conveniente fechar imediatamente. Mas aí a questão é outra: ainda não possui controle emocional suficiente.

      Abraço.

      Excluir
  7. Misael, estou iniciando as minhas operações no trading esportivo e queria te perguntar qual streaming de TV você utiliza?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Misael,estou querendo entra nesse mercado e achei muito interessante,so apaixonado por futebol e vendo sua historia me motiva muito,ainda nao me cadastrei na betfair justamente para aprender mais sobre o mercado...gostaria de saber se é possivel eu iniciar minha banca apenas com os 30$ que a betfair me da,e a parti dai eu ir aumentando minha banca sem se preucupar com muito lucro no começo pois vi que nesse mercado nao se pode corre muito se nao a chance de errar e alta,gostaria de saber se voce utiliza apenas a betfair ou alguma outra casa de aposta pois vejo muitos conteudos aonde pessoas usam 2 ou 3 casa e perde em uma e ganha na outra e vise-versa,confesso que nao entendo essas jogadas rs,e tambem gostaria de saber se voce usa algum trade ou apenas o site mesmo como platadorma de trabalho.

    No mais é isso e desde ja agradeço,se puder add meu skype pra troca ideia seria legal

    skype: brothervix

    ResponderExcluir
  9. Oi Misael, tudo bem???

    Estou passando aqui mais para da Oi e dizer que venho quase sempre em busca de inspiração, principalmente depois que levo um red... A gana de tentar buscar a recuperação no momento seguinte já me fez estourar várias bancas... Mas aos poucos vou melhorando... Quem sabe um dia eu chegue lá... Um abraço e continuação do bom trabalho... PS.: No inicio, os teus trades eram mais baseados em favor dos gols ou contra eles? Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O fato de você tentar recuperar perdas imediatamente repetidas vezes, mesmo sabendo que é um erro, mostra que te falta controle emocional.

      Quando você faz back a uma equipe, vai ficar esperando o gol, e, se ele não sair logo, por essa falta de controle emocional que demonstra, terá problemas. Portanto, principalmente no teu caso, fazer lay a equipe que acha que não vencerá, parece ser mais indicado.

      De qualquer forma, se não tiver controle emocional, nunca terá sucesso no trading.

      Excluir
    2. Boa noite misael

      faz duas semanas que entrei nesse mundo esportivo e to gostando muito,comecei com uma banca de 85$ e ja consegui dobra-la 172$ atualmente,o fator aonde eu vejo que faz a diferença é o emocional pois as vezes depois da analise pre-jogo e do estudo de ambas as equipes o resultado parcialmente nao nos favorece,ae é como voce disse se voce manter a calma e ver que isso foi apenas um "imprevisto" e logo voce ja sai do red e entra em green,obrigado pelas dicas estao ajudando muito.

      Gostaria de uma dica sua em relaçao ao quanto investi,tipo em uma banca como a minha de 172$,qual a stake certa pra usar?fico me controlando para nao expor muito pois esse mercado é cruel e por isso o risco sempre existe.

      Gostaria de saber qual mercado é o seu favorito,eu me adaptei melhor no mercado under/over pois me passa mais segurança.

      desde ja agradeço e aguardo

      Excluir
    3. Olá,

      Sem dúvida, o fator emocional tem importância vital no trading.

      Pessoalmente não estabeleço uma porcentagem da banca para utilizar, mas se você achar isso interessante, a maioria utiliza até 10% por stake.

      O mercado que mais utilizo é o das Probabilidades (1X2), mas também trabalho no Under/Over e no Correct Score com certa regularidade.

      PS: Desculpe a demora, fiquei um bom tempo sem acessar o blog.

      Excluir
    4. Bom dia Misael

      Esse mercado é fantastico demais,o que voce demora pra tirar em um emprego normal em relaçao a grana,no trader voce tira em um dia,claro que com muito trabalho e dedicaçao,sem isso nao tem jeito.Gostaria de saber de voce o seguinte:a medida que sua banca foi aumentando voce foi aumentando sua stake?exemplo:quando voce atingiu uma banca de 1000 pra mais,qual era a media de stake que usavas?eu estou passando por esse dilema,a banca vai crescendo e voce fica tentado a aumentar sua stake,e consequentemente seu lucro,mas com ele vem o risco que sempre tem nesse mercado,por isso sempre mantenho a calma pois nao quero interromper a sequencia de green que ja venho tendo..

      Desde ja agradeço e aguardo

      Excluir
  10. Muitos parabens pelo trabalho desenvolvido, estou a tentar seguir os mesmos passos mas tenho tido dificuldades nas tecnicas que uso pois um red demora muito tempo a recuperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigado. O fundamental é ver se tem lucro a longo prazo, por exemplo, ao final de um mês. Se não conseguir, há algo errado. Talvez seja aconselhável experimentar novas estratégias.

      Excluir
  11. ola misael td bem, queria te fazer uma pergunta, vc ja fez trading atraves do celular? vc recomenda? qual sua opunião? desde ja agradeço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fiz apenas uma ou duas vezes entre milhares de mercados que já trabalhei. Recomendo apenas em casos de emergência, como por exemplo, quando tiver algum problema na conexão que utiliza no computador e precisar fechar alguma operação.

      Excluir